NF-e: Tudo sobre Nota Fiscal Eletrônica?

Avatar

Vitória Souza

Tudo sobre Nota Fiscal Eletrônica.

As notas fiscais eletrônicas já são uma realidade no Brasil e elas vieram para facilitar a vida das empresas. Com elas, não é mais necessário imprimir e nem armazenar fisicamente todas as notas fiscais, o que reduz os custos e o risco de extravio. Mesmo assim, ainda não são todos os empreendedores que sabem como ela funciona, por isso vamos explicar aqui para ajudar a esclarecer essas dúvidas.

O que é a Nota Fiscal Eletrônica?

Ela é simplesmente um documento digital (emitido e armazenado eletronicamente) que serve para documentar uma operação de circulação de mercadorias (NF-e), de prestação de serviços entre partes (NFS-e) ou prestação de serviço de transporte em qualquer modal (CT-e).

Quais são os tipos de Nota Fiscal Eletrônica?

Como mencionado acima, existem atualmente 3 tipos de notas fiscais eletrônicas, cada uma servido para substituir determinados documentos:

A NF- e foi criada para substituir as notas fiscais de modelos 1 e 1A, utilizadas nas operações de venda e prestação de serviço, que está relacionado à cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Já a NFS-e foi criada para substituir a Declaração de Serviço, documento exigido pelo município e que está relacionado à cobrança do ISS (Imposto Sobre Serviço).

Enquanto isso, a CT-e substitui diversos documentos exigidos para se fazer o transporte de carga (Modelos 7, 8, 9, 10, 11 e 27).

O que preciso para começar a usar?

Basta o certificado digital modelo A1 (e-CNPJ), autorização da Secretaria da Fazendo do seu estado e utilizar algum Sistema Emissor de Nota Fiscal Eletrônica.

A NFS-e é de responsabilidade do município, por isso é necessário entrar no portal da NFS-e do município para fazer o pedido de habilitação para emissão.

Para começar a emitir a nota CT-e, é preciso cadastrar junto a Secretaria da Fazenda do Estado, possuir o certificado digital e utilizar um Sistema Emissor de CT-e e obter a autorização da Secretaria da Fazenda para emissão.

Quais os tipos de documentos fiscais em papel que a NF-e substitui?

Atualmente a Nota Fiscal Eletrônica substitui apenas o modelo A1 /1 de Nota Fiscal, que documenta as transações comerciais entre pessoais jurídicas.


Fonte: Conta Azul 

Gostou? 

Comente em nosso Fórum!

Votos
0

Sua resposta

Conheça os Sistemas da Bluesoft

Bluesoft ERP

ERP em Nuvem 100% Web para Supermercados, Varejos, Atacados e Distribuidores

Tenha controle total de seu negócio e acessando as informações de qualquer lugar e a qualquer hora. Sistema ERP SaaS na Nuvem completo. Comercial, Financeiro, Fiscal, Contábil, Faturamento, Conciliação de Cartões, EDI Bancário, WMS, TMS, e muito mais. Ideal para médias e grandes empresas. Saiba mais

Acelerato

Help Desk, Service Desk, Gestão de Projetos

Melhore a comunicação entre os seus colabores e seus clientes, controle as prioridades e o SLA. Crie chamados por e-mail, formulários ou portal. Tenha visão completa de todas os projetos, tarefas e atividades de suas equipes por colaborador e equipe, e controle os apontamentos e horas trabalhadas. Saiba mais

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita.
Para maiores informações, acesse nossa Politica de Privacidade