[SIMPLES NACIONAL] Tabela Simples de Correlação CST X CSOSN

Avatar

Vitória Souza

[SIMPLES NACIONAL] Tabela Simples de Correlação CST X CSOSN 


Quando compramos uma mercadoria de um fornecedor, com regime tributário diferente da nossa empresa, existem algumas alterações nos documentos fiscais. 

Podemos ver que ao adquirir uma nota fiscal de uma empresa no regime do lucro presumido, as alíquotas de PIS E COFINS, será, 0.65% e 3%, ao comprar produtos de uma empresa do lucro real, o PIS E COFINS, será 1.65% e 7.60%. 

Agora, tratando-se de aquisições de Empresas do SIMPLES NACIONAL, temos as alíquotas progressivas, de acordo com o faturamento da empresa, as faixas de enquadramento tributário, correspondem ao percentual que será pago de imposto. Essa sistemática unificada, trás particularidades na emissão de documentos fiscais, e, tratando-se de ICMS as alíquotas as mais diversas possíveis. 

O CST (Código da Situação Tributária) é uma dúvida recorrente, quando uma empresa do simples compra de um RPA para revender, qual CST deverá ser utilizado na NF de saída?

Pensando em esclarecer essa dúvida, elaboramos uma tabela de correlação simples, para que as empresas do regime unificado, saibam como como incluir os CSTs corretamente no cadastro de tributações e ficar livre das penalidades do fisco. 


Confira;

Tabela Simples de Correlação
CST X CSOSN
CST [RPA][CSOSN] SIMPLES
0101/102
10500
20101/102
30202
40102
41102
50102
51102
60500
70500
90102


O código 101, deverá ser utilizado para as empresas que transfiram créditos, observando seus produtos. Já o 102 é para as situações que não transmitem créditos de ICMS. 

Fonte: Lei Complementar 123/2003


Gostou? 

Alguma dúvida? 

Deixe um comentário!

=D 

Votos
2
Avatar

Rafael Rocha Lima

Legal, muito bem explicado!

Votos
0
Avatar

Vitória Souza | Em resposta a Rafael Rocha Lima

Olá Rafael Lima. 


Muito obrigada pelo Feedback. Para nossa equipe é muito importante a contribuição dos membros da nossa Comunidade. :) 


Você já conhece nosso Canal no Youtube? 

Nosso conteúdo é Simples e vai direto ao ponto!


Mais uma vez, obrigada por fazer parte do nosso Time. 


Atenciosamente, 

Vitória Souza 

Equipe Cosmos

Votos
0

Sua resposta

Conheça os Sistemas da Bluesoft

Bluesoft ERP

ERP em Nuvem 100% Web para Supermercados, Varejos, Atacados e Distribuidores

Tenha controle total de seu negócio e acessando as informações de qualquer lugar e a qualquer hora. Sistema ERP SaaS na Nuvem completo. Comercial, Financeiro, Fiscal, Contábil, Faturamento, Conciliação de Cartões, EDI Bancário, WMS, TMS, e muito mais. Ideal para médias e grandes empresas. Saiba mais

Acelerato

Help Desk, Service Desk, Gestão de Projetos

Melhore a comunicação entre os seus colabores e seus clientes, controle as prioridades e o SLA. Crie chamados por e-mail, formulários ou portal. Tenha visão completa de todas os projetos, tarefas e atividades de suas equipes por colaborador e equipe, e controle os apontamentos e horas trabalhadas. Saiba mais

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita.
Para maiores informações, acesse nossa Politica de Privacidade