Com prazo curtíssimo para iniciar Reforma dos Códigos NCMs alerta os Supermercadistas

Avatar

Vitória Souza

Com prazo curtíssimo para iniciar Reforma dos Códigos NCMs alerta os Supermercadistas

Haverá uma reforma significativa nos códigos NCM, a Nova Codificação de Mercadorias entrará em vigor a partir do primeiro dia de 2017. Adotada em mais de 200 administrações aduaneiras, o sistema irá alterar a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e, por consequência, a Tarifa Externa Comum (TEC), a Tabela do IPI (Tipi) e outras informações que tenham o SH como base. 

No Brasil, controlamos através do NCM as tributações de ICMS, PIS E COFINS, e os profissionais da área fiscal, deverão estar preparado para enquadrar os produtos nos novos códigos e observar os impactos tributários internos que as alterações irão promover. 

Quais são as Principais Alterações:

O grupo de peixes e seus produtos passarão a contar com um monitoramento, com o objetivo de melhorar a gestão de recursos e a segurança alimentar.

A versão de 2017 também atualiza o grupo dos produtos florestais, para aprimorar a cobertura de espécies de madeira e permitir a melhor imagem dos padrões comerciais, incluindo espécies ameaçadas de extinção, e adequada distinção entre madeiras tropicais e não tropicais. Os ajustes ainda incluem a criação de novos subtítulos para monitoramento e controle de produtos de bambu e ratã.

Os produtos químicos e farmacêuticos também contarão com mudanças na nova edição do SH. Novos subtítulos foram criados para produtos químicos controlados.

Atendendo a um pedido da International Narcotics Control Board (INCB), foram feitas alterações para monitoramento e controle de preparações farmacêuticas que contenham efedrina, pseudoefedrina ou norefedrina.

Adequações no Brasil

O governo brasileiro deverá, durante o segundo semestre de 2016, apresentar as adaptações à NCM.

Os códigos de seis dígitos do SH incluem cerca de 5.000 grupos de mercadorias que, posteriormente, são ampliados para os oito dígitos que formam a NCM.

Fonte: Sem Fronteiras

Gostou?
Alguma dúvida?
Deixe um comentário. 

Votos
0

Sua resposta

Conheça os Sistemas da Bluesoft

Bluesoft ERP

ERP em Nuvem 100% Web para Supermercados, Varejos, Atacados e Distribuidores

Tenha controle total de seu negócio e acessando as informações de qualquer lugar e a qualquer hora. Sistema ERP SaaS na Nuvem completo. Comercial, Financeiro, Fiscal, Contábil, Faturamento, Conciliação de Cartões, EDI Bancário, WMS, TMS, e muito mais. Ideal para médias e grandes empresas. Saiba mais

Acelerato

Help Desk, Service Desk, Gestão de Projetos

Melhore a comunicação entre os seus colabores e seus clientes, controle as prioridades e o SLA. Crie chamados por e-mail, formulários ou portal. Tenha visão completa de todas os projetos, tarefas e atividades de suas equipes por colaborador e equipe, e controle os apontamentos e horas trabalhadas. Saiba mais

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita.
Para maiores informações, acesse nossa Politica de Privacidade