Planejamento tributário não é Luxo e sim necessidade.

Avatar

Vitória Souza

Planejamento tributário não é Luxo e sim necessidade.


Muitas vezes ouvimos dos empresários e executivos que manter uma equipe tributária, ou até mesmo contratar uma consultoria para realizar o Planejamento Tributário é um custo penoso, além de não refletir diretamente no aumento da sua receita bruta.


Esse é um pensamento que deve ser revisto, pois essa atitude se mantida custará caro no futuro, considerando que os processos de sua empresa não estejam de acordo com a Legislação Tributária.

Não discordamos que manter uma equipe tributária ou pagar uma consultoria requer um investimento, porém, sem sombra de dúvidas,  um bom planejamento fará o Lucro Líquido de sua empresa aumentar, pois terá uma redução de tributos, ou seja, diminuição nos custos, além de aumentar sua competitividade.

Vale lembrar também, que com um bom planejamento tributário, ocorrendo fiscalizações, sua empresa não sofrerá penalizações fiscais, você estará prestando as informações de acordo com a legislação, safando-se dos temidos fiscais da receita.

Outro bom motivo, seus dados serão saudáveis para decisões em novos investimentos,  pois infelizmente sabemos que a carga tributária na operação das empresas é a grande vilã, ela em alguns casos absorve 30% ou mais de toda a operação.

Fazer o Planejamento Tributário não é simples, além da legislação possuir uma linguagem difícil e gerar vários entendimentos, temos mais de 80 tributos no Brasil, isso mesmo, mais de 80 Tributos, nos manter atualizado deixa o desafio maior ainda.

Ao fazer o planejamento tributário, tenha em mente duas situações:


Estou praticando a ELISÃO Fiscal ou a EVASÃO Fiscal?

Mas o que é Elisão e Evasão Fiscal?

Elisão Fiscal baseia-se num planejamento que utiliza práticas legais para diminuir o peso da carga tributária, são as brechas nas leis.

Evasão Fiscal estará baseada em práticas ilegais utilizados para diminuir o pagamento de tributos, exemplo tradicional são vendas com alíquotas menores, compra e venda sem nota fiscal etc.

SEMPRE se utilize da ELISÃO Fiscal no momento de criar o conjunto de regras nos processos tributários da empresa.


Fonte: Blog Bluesoft

Votos
1

Sua resposta

Conheça os Sistemas da Bluesoft

Bluesoft ERP

ERP em Nuvem 100% Web para Supermercados, Varejos, Atacados e Distribuidores

Tenha controle total de seu negócio e acessando as informações de qualquer lugar e a qualquer hora. Sistema ERP SaaS na Nuvem completo. Comercial, Financeiro, Fiscal, Contábil, Faturamento, Conciliação de Cartões, EDI Bancário, WMS, TMS, e muito mais. Ideal para médias e grandes empresas. Saiba mais

Acelerato

Help Desk, Service Desk, Gestão de Projetos

Melhore a comunicação entre os seus colabores e seus clientes, controle as prioridades e o SLA. Crie chamados por e-mail, formulários ou portal. Tenha visão completa de todas os projetos, tarefas e atividades de suas equipes por colaborador e equipe, e controle os apontamentos e horas trabalhadas. Saiba mais

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita.
Para maiores informações, acesse nossa Politica de Privacidade