Erro no Registro 1600 do SPED FISCAL

Avatar

Vitória Souza

Erro no Registro 1600 do SPED FISCAL


A Venda de Produtos e Serviços com Cartão de Crédito e Débito, já é a realidade de muitas empresas comerciais. Tornou-se comum o pagamento por cartão em substituição do dinheiro e em alguns estabelecimentos a Receita com Cartões significa 70% das vendas realizadas. A Praticidade dos Cartões de Créditos e o aumento dos usuários deste meio de pagamento, despertou o interesse do Fisco, que criou mecanismos afim de verificar se toda receita dos estabelecimentos comerciais estão sendo devidamente declaradas e tributadas. 


Para cruzar as informações, o Fisco obrigou as Administradoras a entrega da [DOC - Declaração de Operações de Cartões de Crédito ou Débito] e para os estabelecimentos comerciais a entrega do Registro 1600 do SPED FISCAL.

O Registro 1600 destina-se a identificar o valor total das operações de vendas realizadas pelo declarante por meio de cartão de débito ou de crédito, discriminado por administradora. Para verificar se a empresa é considerada administradora de cartões, deve-se consultar o contrato firmado entre a empresa e o informante do arquivo.

Lembramos que deve ser informado o valor total destas vendas, excluídos os estornos, cancelamentos e outros recebimentos não vinculados à sua atividade operacional. Além disso, a obrigatoriedade deste registro deve ser verificada junto a cada uma das Unidades Federativas (UF).


Layout do Registro: 1600 - Total das Operações com Cartão de Crédito e/ou Débito.


CampoDescriçãoTipoTam.Dec.Obrig.
01REGTexto fixo contendo "1600".C004-O
02COD_PARTCódigo do participante (Campo 02 do Registro 0150):
- identificação da administradora do cartão de débito e/ou crédito.
C060-O
03TOT_CREDITOValor total das operações realizadas no período referente a Cartão de Crédito.N-02O
04TOT_DEBITOValor total das operações realizadas no período referente a Cartão de Débito.N-02O

Fonte: Tax Contabilidade


O Fisco cruza a DOC com o REGISTRO: 1600 do SPED e pode certificar-que que o varejo está declarando corretamente as informações de cartão de crédito/Débito. Estes cruzamentos digitais possibilitam total controle do fisco das operações da empresa. 


#Dicas para resolver erros no Registro: 1600 


Caso ocorra Erro no SPED FISCAL no registro 1600, verifique se; 


+ Extratos da autorizadora de Cartões

+ Todas as vendas foram devidamente baixadas no sistema. 


Em hipóteses de conflito entre as vendas, exclua as vendas, confira a Redução Z e os demais Relatórios Gerenciais emitidos pelo software de automação, confira e realize a baixa da venda novamente. 


Lembramos que conforme, a Resposta da Mensagem 3100257 o Registro 1600 é obrigatório para São Paulo.



Gostou? 

Alguma dúvida? 

Deixe um comentário!

Votos
0

Sua resposta

Conheça os Sistemas da Bluesoft

Bluesoft ERP

ERP em Nuvem 100% Web para Supermercados, Varejos, Atacados e Distribuidores

Tenha controle total de seu negócio e acessando as informações de qualquer lugar e a qualquer hora. Sistema ERP SaaS na Nuvem completo. Comercial, Financeiro, Fiscal, Contábil, Faturamento, Conciliação de Cartões, EDI Bancário, WMS, TMS, e muito mais. Ideal para médias e grandes empresas. Saiba mais

Acelerato

Help Desk, Service Desk, Gestão de Projetos

Melhore a comunicação entre os seus colabores e seus clientes, controle as prioridades e o SLA. Crie chamados por e-mail, formulários ou portal. Tenha visão completa de todas os projetos, tarefas e atividades de suas equipes por colaborador e equipe, e controle os apontamentos e horas trabalhadas. Saiba mais